Friday 5 June 2009

Rumo ao norte do sul

Antes de mais nada devo avisar que nao estou mais no Chile ou na parte sul da America do Sul, e sim bem na parte norte!

Chile-Argentina-Uruguai

Chegando em Santiago encontrei a Nath e mudamos o roteiro, do norte do Chile (Atacama Desert) para o sul (Regiao dos Lagos e dos Vulcoes, e Arquipelago de Chilo'e).
Foi uma 'otima mudanca, afinal aquela regiao 'e linda e muuuito interessante, de modo que valeu muito a pena.

A regiao dos lagos, mais especificamente Puerto Varas, ao lado do lago LLanquihue, e' bem organizada, mas a natureza em volta 'e bem selvagem. L'a, por exemplo, vi o lago e o vulcao mais bonitos que j'a vi at'e hoje, o Lago de Todos los Santos, na fronteira Chile-Argentine, e o Vulcao Osorno (fotos em breve!)

J'a o Arquipelago de Chilo'e, mais especialmente as cidades de Ancud, Castro e Chonchi, 'e uma terra m'agica, cheia de lendas e tradicoes populares, como El Trauco, La Pincoya, la mayoria e outras historias de se contar ao lado de uma boa fogueira sobre a lua cheia. L'a ficamos na casa de uma fam'ilia super gente boa e em todo o chile conhecemos gente muito legal!

Depois Santiago ainda teve alguns dias de estudo e trabalho (Minist'erio de Obras Publicas e de Relacoes Estrangeiras, Universidade e ONU-CEPAL), al'em da 'otima exposi'cao no Museo de la Moneda e do coquetel da Embaixada de Portugal, com "shows" de fado e tudo o mais!

E, pra fechar a primeira viagem, mais uma semaninha "morando" em Buenos Aires (animal! At'e o Evito Morales eu encontrei por l'a!) e um bate e volta no Uruguay, na lindinha cidade de Colonia de Sacramento. Muitas historias pra contar dessa viagem! Em breve alguns episodios e fotos!

Colombia-Venezuela-Caribe

Bom, de fato nao tao em breve assim, afinal agora estou em Cartagena de Indias, no litoral caribenho da Colombia, e s'o volto pra Sao Paulo daqui a 25 dias!

At'e agora foi um dia em Caracas, Venezuela, uma zona, mas nao vi quase nada e vou voltar em breve, um dia em Maracaibo, mais zona ainda, dois dias em Santa Marta, na paradisiaca vila de pescadores de Taganga (vejam a'i umas fotinhos no Google, vale a pena!) e agora estou desde ontem de noite em Cartagena, uma das cidades culturalmente mais interessantes da Am'erica do Sul, toda cercada de muralhas, colorida e perfumada (ou melhor, com cheiros fortes, hehe. Mas de temperos!). Devo ficar baseado aqui por mais uns 2 dias... Aqui estou na casa de uma tahitiana do Couch Surf, uma especie de Flat1209 aqui de Cartagena, na verdade o Flat1008! A mina recebe tanta gente que tem at'e um calendario na entrada com os nomes das pessoas que vao ficar cada dia (em m'edia umas 3 ou 4, em geral desconhecidos enre eles! Pra vcs terem uma id'eia, o pr'edio at'e implantou um sistema de pulseirinhas pra controlar os "amigos y amigas" dela, Ervelyne, que ficam chegando e saindo o tempo todo!

Ali'as, amanha vou at'e a Isla del Rosario (podem ver fotos no Google Images tb, mas nao recomendo, pois senao vao ficar morrendo de raiva de mim!) Talvez durma numa rede por l'a e mergulhe um pouco, mas vamos ver... Anyway, trago depois umas fotos.

Apesar disso, nem tudo sao flores por aqui! Na Venezuela, uma zona, ali'as! (j'a disse isso antes?), mas muito interessante, peguei na primeira noite um bus de 12 horas de Caracas pra Maracaibo. O bus-cama mal inclinava o assento e negociei o preco que na hora baixou de BsF 85 pra 68. Saimos as 20hs de Caracas e as 22hs acordo do nada no bus (so dormi pq estava realmente quebrado de sono!) sozinho e com todas as luzes dele acesas. Desco pra ver o que aconteceu e vejo uns jeeps da pol'icia e mais 3 onibus parados na estrada recolhendo os passageiros do meu bus, que havia quebrado havia uns 15 minutos... Nem pergunto nada, pego minha mala e entro em outro bus, o que me parecia melhorzinho, e sento logo nos ultimos bancos, pra poder deitar. Algum tempo depois acordo com um frio da porra, e pelo jeito todos estava com frio, enrolados em cobertores e tal (e l'a fora fazia uns 32 graus...). Como eles nao reclamam muito das coisas, fui eu mesmo falar com o motorista, pedir pra ele diminuir o ar condicionado e apagar a luz geral do bus, que ainda estava toda acesa.

Desci pro primeiro andar do bus e a porta do motorista e do co-piloto estava trancada. Eu chamo e nada. Chamo e nada. Dou uns tapas na porta e nada. Dou uns chutes na porta e nada. A'i penso que a porta vai quebrar, e deixo de chutar mas, j'a levemente irritado, comeco a gentilmente socar a porta como se fosse a cara do motorista. Dessa vez nem pensei que a porta poderia quebrar, e talvez por isso o corno gritou l'a de dentro: "Qu'e pasa?" E eu "La luz y el frio!". A'i ele apagou a luz, o que me fez pensar que tinha diminuido o frio tb, mas nada, acho 'e que aumentou. E o pior, o ar condicionado ficava bem sobre as ultima cadeiras (talvez por isso elas ainda estivesse vazias qdo eu entrei, mesmo sendo as melhores...). Isso nem seria tao ruim se eu nao estivesse bem gripado e tossindo direto, e se aquela droga que j'a estava quebrada nao fizesse um barulhao. Bom, diante da reacao nao muito positiva do motorista e do fato de que todo o resto estava tentando dormir sem conseguir, quis fazer algo pra ajudar eles (e principalmente eu): peguei a luzinha do meu celular e o canivete que aquele suico mane tinha dado pro meu irmao e comecei a arrancar e cortar os fios pendurados de tras do ar condicionado. Depois de cortar uns 5 ou 6 fios (todos) o ventilador dele nao parou, mas o ar parou de sair frio!

Bom, agora vou comer uns sandwiches aqui com o pessoa (a tahitiana, dois frenchs e um canadense) e depois escrevo mais.

Fabio Moura _ Cartagena, Colombia, 6/6/2009, 23h25.

2 comments:

Babi Vieira said...

Eu gosto demais dos posts do Fabão!!!

guivarella said...

Alfaaaace!!!!